segunda-feira, 9 de abril de 2007

[Série] Jericho - Episódio 01x17. "One Man's Terrorist" SPOILERS

Well, acho que Jericho (a cidade) não é mais a mesma, han?

Finalmente as consequências da bomba estão afetando em grande escala as ações e o "ânimo" das pessoas. O primeiro a se demonstrar "transformado" pela bomba foi o Dale e logo depois, sua namoradinha Skylar. Aliás, os dois têm "realmente" provado ser os "bad guys", não? :P
Dale tá "se achando" por ser do "mal" e a Skylar tá realmente feliz por conseguir ser também :o Mas eu gosto dos dois, principalmente do Dale . Ele é esperto e, diga-se de passagem, muito bonito :D *.*
Eu fiquei meio em cima do muro nesse episódio. Realmente eu não sabia que lado defender, se eu apoiaria os refugiados ou os moradores de Jericho. Não só Jericho, assim como todos os outros "povos" e/ou demais cidades que possam ter resistido à bomba, estão tendo sobreviver á sua maneira, mesmo que isso custe "passar por cima" dos outros, vide o grupo que fingiu ser "fuzileiro naval", os Ravenwood, etc. O que vale é a sua sobrevivência, cada um luta para se manter vivo agora. Logo, eu não posso ser contra Gray quando ele quer expulsar os refugiados da cidade, há muitos acampamentos por aí e em Jericho há muuuuito pouco suprimento para manter os seus habitantes, quando mais as pessoas que vêm chegando de fora.
"Mas os refugiados são pessoas boas" ou "50 pessoas na suas costas, Gray? Você vai viver com esse peso toda noite" ou algo do tipo, que foram algumas argumentos citados lá. É claro que esses argumentos têm fundamento, principalmente o último, que é forte, porém, se o prefeito cuidar dos refugiados ...e os habitantes de Jericho? E todos aqueles que vêm ajudando e contribuindo sem descanso para a sobrevivência da cidade? São considerados da mesma forma do que alguns "de fora" que ainda furtam as casas dos outros?
Por outro lado, largar no inverno extremo 50 pessoas para obviamente, morrerem, seja de frio ou de fome, não é justo. E se essas pessoas fossem os seus familiares? Simplesmente seriam enxotadas como animais?
É realmente difícil tomar um partido nessas circunstâncias e a solução mais óbvia desde o início, foi tomada apenas ao fim do episódio para que ficasse aquele clima de "impasse", tensão e indecisão.
Outra coisa meio forçadinha, foi o fato de Robert ter sido mandado embora. Tudo bem, ele atirou no prefeito, mas não foi só ele que saiu atirando por aí e não foi só ele que ficou alterado com aquela situação. Justamente a pessoa que levou os 50 refugiados para onde eles conseguiriam sobreviver, é a única que vai literalmente se ferrar e ser enxotada da cidade. Outra solução bem mais plausível e justa poderia ser tomada, se não fosse o fato de que a trama tem que tirar o Robert de cena para que a Emily fique livre para o Jake ¬¬.
O meu palpite é que o Robert vai ao fim, ficar com a Heather, visto que o Jake contou o caminho de onde a Heather e "o grupo das turbinas" estão.
Tirando algumas coisinhas *além dessas que eu citei* que foram forçadas, eu gostei bastante do episódio, apesar de não parecer isso aqui :D
O episódio mostrou o que eu queria ver, surtos, roubos, tiros, furtos, a "loucura" das pessoas diante de um mundo sem nada, sem leis, sem condições de sobrevivência. Teve ação e mistério com o Hawkins, teve romance com o trio Jake, Emily, Robert e Dale e Skylar, teve ação e tensão o tempo todo, devido á batalha entre refugiados x moradores de jericho, teve drama com a partida de Robert e em outras variadas horas, teve o momento "Jericho é foda" com as reflexões que sempre propõe e teve o final impressionante de seeempre, com o Hawkins sendo meio que "descoberto" como um dos terroristas.Além de tudo, teve avanço no mistério que ronda Hawkins e seu trabalho.
Teve o misto de temas que Jericho sempre tem, junto com a enorme ansiedade que Jericho SEMPRE deixa de querer ver a próxima cena, o próximo tema e o próximo episódio.
That´s all.

Nenhum comentário: